Passeios com animais de estimação são diversão garantida em São Paulo
Curiosidades
Cada vez mais empresários, estabelecimentos, estão se curvando a essa fatia do mercado referente aos pets, e diga-se de passagem é uma grande fatia no âmbito comercial.
E cada vez mais os clientes procuram estabelecimentos comerciais que aceitem animais. "Pet Friendly" é o termo usado para os estabelecimentos onde os animais são bem-vindos. Veja esse artigo do Cidade de São Paulo, como está cada vez mais próspero esse segmento.
A capital paulista é conhecida por receber bem todos os tipos de público e os pets não ficam fora dessa lista. Os bichos de estimação podem contar com hospedagens de conforto, passeio, alimentação e atenção que só uma cidade receptiva como São Paulo pode oferecer.
Restaurantes, parques, shoppings e hotéis se preparam especialmente para receber donos e animais, oferecendo diferenciais para conquistar a freguesia de quatro patas. Vale até pet stop, cardápios especiais, mimos e spas. Confira:
Praças e parques
Uma das melhores opções para passear com o pet certamente são os parques da cidade. Com espaço para caminhadas, corridas leves e brincadeiras, as áreas são sempre frequentadas pelos companheiros de quatro patas e seus donos. O Parque Trianon oferece um espaço verde na tradicional Avenida Paulista. No local, é possível apreciar os sons da natureza no coração da cidade.
No bairro do Higienópolis, o Parque Buenos Aires conta com grande diversidade de espécies de aves e vegetação, bebedouros para cães e saquinhos plásticos disponíveis. Os animais possuem bom espaço para percorrer e cercados onde é possível soltar os cães.
Um dos mais famosos da cidade, o Parque Ibirapuera possui diversas atividades e uma estrutura para receber todo tipo de público. Sua área abrange cerca de 1,5 milhão m², preenchida com espaço para eventos e exposições que ocorrem durante todo o ano. Além das atividades permanentes, o parque recebe ainda uma programação diversificada que pode incluir a participação dos cães.
A Praça Roosevelt, localizada entre a Avenida Consolação e a Rua Augusta, possui um espaço construído especialmente para os pets. O “cachorródromo” conta, inclusive, com um bebedouro, em uma área verde exclusiva para os animais e donos.
O Parque Villa-Lobos é também conhecido por sua estrutura que recebe com frequência os amigos caninos. Seus mais de 700 mil m² de área incluem ciclovias, quadras e campos para um passeio completo.
Bares e restaurantes
O Paris 6 é um café e bistrô que funciona 24 horas e é bem receptivo aos caninos. O lugar abriga diversas manifestações culturais como projetos de teatro, cinema e música, em meio a uma decoração parisiense acolhedora. As especialidades francesas do cardápio levam nomes de celebridades, com variadas porções, entradas e pratos quentes.
Para quem deseja uma pausa em um passeio com o pet pelas ruas da cidade, diversos cafés permitem a entrada de animais. As franquias do Fran’s Café, espalhadas pelos principais pontos da capital paulista, são conhecidas por sua receptividade a bichos de estimação. O Octavio Café, no Itaim Bibi, também abre suas portas a donos e cães de até 10 kg. Com prédio em forma de xícara, o local oferece decoração de luxo e cafés cultivados em uma fazenda da própria marca.
Se o pet também estiver com fome, o Brado Restaurante, em Pinheiros, possui um tratamento especial. O restaurante serve petiscos de bifinho e água ao animal, sem custo, enquanto é servida a refeição ao dono. Localizado em Pinheiros, o estabelecimento funciona em um casarão construído nos anos 1950, mantendo a estrutura original, e atende diariamente até a meia-noite (exceto aos domingos).
Com temática pet, a Casa da Maria Madalena, também em Pinheiros, é conhecida por receber bem os animais. Em uma homenagem à cadela do dono, o local oferece pratos de culinária espanhola e brasileira. A decoração é totalmente canina, com painéis e imagens. No decorrer da semana, uma variada programação musical promete animar as refeições.
O Shopping Pátio Higienópolis é um point canino da cidade. O espaço possui cartazes informativos para a segurança dos bichinhos em escadas rolantes, por exemplo. O local disponibiliza ainda sacos para coletar dejetos, mas se o animal fizer sujeira no interior do shopping, basta acionar um funcionário, que rapidamente chamará um agente de limpeza. Se quiser aproveitar um cinema ou uma refeição na praça de alimentação, basta deixá-los por algumas horas no dog’s parking, enquanto passeia pelas lojas com mais tranquilidade.
O Shopping Frei Caneca, na região da Avenida Paulista, permite a entrada de animais de pequeno porte, exceto na praça de alimentação. É comum encontrar moradores caminhando com seus pets no local, que também recebe feiras e eventos.
Quem preferir opções na própria Avenida Paulista pode aproveitar os shoppings Pátio Paulista e Center 3, que também permitem a entrada de animais. O Center 3 possui ainda um pet shop, para abastecer os produtos de cuidados com o bichinho.
Além desses, em diversos shoppings na capital os bichos são bem-vindos, exceto na praça de alimentação: Bourbon Shopping, Shopping Center 3, Shopping Cidade Jardim, Shopping Eldorado, Shopping Villa-Lobos e Shopping Iguatemi (exceto aos finais de semana, quando os pets devem ser carregados no colo). Nos shoppings Anália Franco, Center Norte e Light, é permitida a entrada de pets de pequeno porte (em média, até 10 kg) no colo.
A capital paulista ainda tem oferta de diversos espaços específicos para pets, com lojas especializadas espalhadas por todas as regiões. Um dos locais mais conhecidos por sua variedade de produtos é o Petz, com várias unidades que comercializam rações e petiscos, brinquedos, produtos de limpeza e saúde, entre outros recursos necessários para melhor cuidar dos animais. A unidade principal fica em uma importante via da cidade e, além de ser de fácil acesso, oferece entrega em domicílio.
Caso seu bicho tenha algum problema de saúde, é fácil encontrar uma clínica veterinária na cidade. Várias delas fazem atendimento em horário regular durante a semana e oferecem plantão 24 horas, para casos de emergência. Uma delas é o centro veterinário Pet Care, que atende em três unidades, no Ibirapuera, Morumbi e Pacaembu. O local funciona como um hospital, com centro cirúrgico, estrutura para diversos exames e até internação. Além disso, a unidade Morumbi disponibiliza o serviço de hotel para cães e gatos, com espaços cuidadosamente elaborados para cuidar dos animais e oferecer conforto e segurança.
A Zoovet, na Vila Mariana, também atende 24 horas por dia, tanto na clínica quanto em domicílio. Além de oferecer estrutura para diversos exames, o local também possui serviços de banho e tosa e produtos para cuidados com o pet.
Se precisar levar o animal para algum lugar mais longe e estiver sem carro, existem empresas especializadas em “táxi pet”, que utilizam caixas de transporte e carros maiores para acomodar pets e donos na corrida. O preço pode ser calculado antes, de acordo com a distância a ser percorrida, e atende também a distâncias maiores, como viagens para outras cidades. Os sites Taxi Dog Exclusive e Taxi Dog Pet, por exemplo, disponibilizam o serviço e contam com caixas de diferentes tamanhos para transportar animais de todos os portes.
Diversos hotéis aceitam que seus donos tragam animais para a estadia. As políticas especiais variam, como o porte máximo aceito, taxas diárias e serviços de limpeza e cuidados que podem ser inclusos. Entretanto, para quem deseja que o pet também tenha um passeio inesquecível, existem hotéis somente para animais, com creche e spa.
No Planet Dog Resort, os cães podem passar o dia todo brincando nas áreas do local. Com acompanhamento ininterrupto de profissionais treinados, os animais ficam livres para circular, brincar e têm direito de uso até de uma piscina, supervisionados também por veterinários. Os donos podem verificar o tratamento através de câmeras instaladas com acesso on-line. Quem quiser deixar o cão por alguns dias, pode optar pelo hotel, que conta com os mesmos serviços. Para uma rotina com mais exercícios, os bichos podem ficar no spa, que auxilia na perda de peso nos bichos mais fofinhos. Para todas as opções, o local disponibiliza serviços de transporte a determinadas regiões da cidade, sob consulta.
A Cãominhando também atua como creche e hotel para animais. Na creche, além de manter os pets em constante exercício, é ensinado o comportamento em grupo e a sociabilidade, além de disciplina e limites para uma boa convivência com outros animais. Todas as atividades têm acompanhamento integral de veterinários com experiência para agir em caso de qualquer comportamento estranho. O local oferece hospedagem tanto para cachorros como para gatos, com espaços apropriados para as necessidades de cada um. Podem ser contratados ainda serviços de passeio com cães, adestramento, spa e pet sitter, uma babá que cuida do animal em casa.
Com tantos equipamentos preparados para receber os companheiros de quatro patas, o pet way of life já está instalado na capital paulista. Conviver com os animais faz o cotidiano do paulistano mais divertido.