Pesquisar Matérias


O sapo Cururú, gigante, uma das espécies mais venenosa do mundo, apareceu no quintal de uma casa deixando moradores em polvorosa

Notícias Animal


A descoberta de um sapo estranho de enormes proporções causou um alvoroço geral em uma comunidade de vizinhos depois que uma família o encontrou em sua casa.

A incrível descoberta aconteceu em uma área rural da cidade de Granadero Baigorria, Rosário, na província de Santa Fé, Argentina.

A família diz que, que quando voltaram para casa, a cena que viram os deixou sem fôlego. Apesar de morar no campo, em uma área onde é comum encontrar várias espécies exóticas, eles nunca tinham visto algo assim.

"Ele estava estático, sem se mover num canto, nos encarava sem fazer nada", disseram os donos da casa.

Aparentemente, a criatura gigante achou que este seria um lugar tranquilo para visitar.

Ele ficou ali parado, sem fazer nenhum movimento, ficou encarando os moradores da casa. E como não se sentiu ameaçado, ele não reagiu de forma alguma.

A família agiu da maneira correta e não atacou o animal, como muitos fazem quando se deparam com animais estranhos.

O anfíbio media mais de 25 centímetros e pesava cerca de 2 quilos

A família entrou em contato imediatamente com o Corpo de Bombeiros de Baigorria, mas não antes de tirar fotos do enorme invasor que se tornou viral nas redes sociais.

Os bombeiros apareceram na casa sem realmente saber se o animal era um perigo ou não, depois de resgatado, eles o entregaram à Seção de Vida Selvagem do Ministério do Meio Ambiente de Santa Fé.

Para comprovar o fato, eles publicaram o recibo correspondente.

O registro mostra que ele foi entregue na quinta-feira passada e que está em boas condições.

"Hoje, um grande sapo encontrado em Dead Road foi resgatado e entregue à vida selvagem", escreveu o Corpo de Bombeiros em seu site oficial.

Depois que o sapo estava seguro, eles confirmaram que era um espécime da variedade cururú (Rhinella marinha), uma espécie de anuro anfíbio, incluída na lista das 100 espécies exóticas mais nocivas do mundo por conta das grandes glândulas venenosas que possui.

No Caribe e na Austrália, ele é usado para controlar pragas, principalmente cana-de-açúcar.

O sapo-cana, também conhecido como sapo neotropical gigante ou sapo-do-mar, é da família Bufonidae. É nativo da América Central e do Sul.

Os moradores discutiram entre eles que o sapo talvez não fosse perigoso.

Quando o sapo é agredido, como quando um cachorro abocanha o anfíbio, suas glândulas liberam o veneno no agressor. Geralmente o veneno possui toxinas que podem causar cegueira, vômitos, dores abdominais, convulsões e até mesmo a morte.

Apesar de a maioria dos sapos não apresentar o comportamento de lançar o veneno, esta espécie de sapo-cururu chamada Rhaebo guttatus possui esse hábito incomum.

Essa espécie é capaz de expelir o veneno sem haver compressão de sua glândula. O jato é tão poderoso que seu veneno atinge uma distância de quase dois metros, provando que a velha história dos antigos que dizem que sapos lançam veneno não é mentira.

É importante dizer que o veneno dessa espécie amazônica pode causar problemas graves no sistema digestório, complicações neurotóxicas, edemas pulmonares e até mesmo a morte.

Apesar de sua aparência não ser muito bonita, os sapos são essenciais para o ecossistema, pois controlam pragas. Sendo assim, não mate esses anfíbios, pois eles são extremamente importantes!

Antigamente ouvia-se dizer para jogar sal neles, não façam isso. Esse processo afeta a respiração desse animal, podendo levá-lo à morte.


Sim gente, a vida desse grande sapo também importa, e muito. Não devemos maltratá-los!






Adaptação de Texto: Vida que Importa


Fonte: https://www.zoorprendente.com/