Para muitas pessoas, lidar com a quarentena seria impossível sem seus animais de estimação, segundo estudo
Inspiração Animal
Em muitos países, o tempo em que as pessoas são forçadas a ficar em quarentena é contado por meses.
E lidar com o isolamento definitivamente não é fácil para ninguém.
Enquanto alguns têm o consolo de ter a companhia de seus filhos, parceiro ou família, outros devem ficar confinados na solidão de suas casas.
É quando a companhia de um animal de estimação adquire uma importância soberana.
Mas, além de vê-los como um benefício para os seres humanos, devemos dar a eles o amor que eles merecem por si mesmos, porque certamente valem tudo.
Especialistas apontam que os animais de companhia, como cães e gatos, trazem uma riqueza de benefícios físicos, mentais e sociais para os seres humanos, e mais ainda neste momento de isolamento.
Uma carícia, uma lambida ao acordar, um ronronar ... é tudo que às vezes precisamos para fazer o dia fazer sentido
Marcos Días Videla, médico em Psicologia, fala sobre como a relação entre animais e donos, e o efeito de animais de estimação na saúde humana é tão poderosa que a ciência que o estuda, chamada Anthrozoology, começou a se desenvolver.
Ele diz que os primeiros registros desses estudos datam de 1980, pela cardiologista Erika Friedamn, que coletou dados de pacientes que sobreviveram a ataques cardíacos.
E, após 1 ano, aqueles que viviam com animais de estimação, melhoraram significativamente sua qualidade de vida.
Da mesma forma, outros resultados mostraram que alguns pacientes apresentaram níveis mais baixos de pressão arterial e colesterol.
Foram menos ao médico e ao psicólogo, tiveram maior autoestima e se sentiram menos sozinhos do que aqueles sem animal de estimação em casa.
Diante do coronavírus, os médicos alertam que o vírus ataca o sistema autoimune, tornando as pessoas mais vulneráveis a outras doenças.
E, às vezes, a tristeza e a solidão devido ao pouco contato social também a incentivam.
Mas é aí que nossos animais de estimação preenchem a lacuna que muitas vezes nem as pessoas conseguem preencher.
"Foi demonstrado que quando as circunstâncias da vida aumentam a necessidade de acompanhamento, elas podem ser aliviadas por cães e gatos", diz Días Videla.
Quando você vive em solidão, como agora em quarentena, como acontece normalmente com as pessoas mais velhas; a sensação de cuidado, amado, é possível graças aos animais de estimação, por causa do "apoio social" que eles dão aos seus proprietários.
“Nossos animais nos dão a sensação de sermos aceitos e amados incondicionalmente.
Isso nos predispõe a abordá-los para obter alívio e segurança em momentos de necessidade, como o contexto da pandemia que estamos enfrentando", acrescenta.
"Eles buscam contato físico, companhia calorosa e, quando permitido, propõem interações alegres, que hoje se tornam um recurso mais valioso do que imaginamos".
E o que acontece a seguir é que ocorre uma troca mágica entre humanos e animais, na qual o animal começa a se esforçar para aprender algumas regras, enquanto o humano começa a incorporar a "animalidade" de um animal em sua vida
Isso levará à negociação, como acontece com as crianças, onde os humanos devem aprender a arte de "puxar e soltar".
Compartilhe essas informações valiosas que a ciência nos fornece para demonstrar mais uma vez que nossos animais de estimação merecem mais do que serem amados e respeitados.
Honestamente, o que faríamos sem eles?
***
Com certeza, os animais, em muitos aspectos, são melhores que os humanos, nos fazem companhia nos momentos mais difíceis.. Uma vida que importa fazendo a diferença de maneira sensível, nesta pandemia do coronavírus. (MárciaSchmian)