Um cachorro apavorado se tranca no banheiro para superar seu trauma de fogos de artifícios (veja o vídeo)
Saúde Animal
A fobia de fogos de artifício e tempestades com trovões são de uma maneira geral, um terror para os animais de estimação.
E têm sido bem documentada pelos usuários.
E por vários estudos que mostram que quase metade dos animais sofrem alguns dos efeitos de uma ação que, mesmo entre os humanos, incomoda.
O disparo de foguetes nas vias públicas, além de ser proibido por quase todas as portarias municipais do mundo, tem efeitos perniciosos para os cães.
Ansiedade, medo descontrolado, taquicardia ou, em alguns casos, morte.
Desta vez, encontramos a história de Gusto, um labrador de 12 anos que odeia explosões e chuvas torrenciais, mas encontrou uma maneira muito peculiar de lidar com seus medos mais profundos.
O vídeo do animal tocou as redes sociais do planeta, mostrando como o cão idoso e inteligente se tranca no banheiro e liga o ar condicionado da casa assim que ouve algum daqueles barulhos que tanto o assustam.
E é que alguns cães têm uma predisposição genética para ansiedade de ruído, como é o caso do Golden Retriever, alguns Collies, Pastores Belgas e Pastores Alemães, entre outros.
O motivo é muito simples. Seu ouvido é mais largo e capta uma gama maior de sons.
Na verdade, a orelha ereta característica torna o canal auditivo mais exposto e, portanto, muito mais sensível. Mesmo em alguns cães, a fobia de ruído piora com a idade e sem motivo aparente .
"Como saber se o seu cachorro sofre com fogos de artifício ou tempestades?
Se ele fizer alguma das seguintes coisas: ele se esconde debaixo da mobília, foge e tenta fugir, põe o rabo entre as pernas, treme, anda sem parar, uiva, urina ou defeca incontrolavelmente, baba ou tem respiração ofegante excessiva ” Escreveu um usuário de redes sociais.
Os cães não têm a capacidade de racionalizar sua ansiedade e podem sofrer uma forma mais crua e intensa de terror.
E esses que têm sorte de estar em casa, porque na rua a situação é muito pior. A detonação desses fogos pirotécnicos perto de um cão pode prejudicar sua audição de forma irreversível .
Para ajudar a sua mascote nesses casos, feche as persianas e cortinas, ligue a televisão ou o rádio. Não o deixe sozinho, interaja com ele e recompense-o efusivamente. Não fique nervoso. Se você ficar ansioso, vai infectar seu cachorro ”, acrescentou o experiente internauta.
As razões pelas quais alguns cães sofrem e outros não sofrem de fogos de artifício não são muito bem compreendidas.
Um estudo da Universidade de Bristol, no Reino Unido, indica que cerca de metade dos cães urbanos sofre alguns dos sintomas relacionados às explosões de um desses perigosos cartuchos .
E sim, foguetes em particular. Na verdade, um estudo maior da Universidade de Oslo, na Noruega, aponta que fogos de artifício e fogos de artifício são as principais causas do terror, à frente de outros ruídos altos, como tempestades ou tráfego nas grandes cidades.
Vamos ficar atentos e parar com o uso de fogos de artifício!
Compartilhe esta história com seus amigos, familiares e entes queridos.
Nunca deixe seu animal de estimação sozinho, ame-o e ajude-o a superar seus medos.
***
Já passou da hora de se parar de festejar com fogos de artifícios. Não faz bem nem para o ser humano.
_MárciaSchmian_