Nova lei na Austrália finalmente proíbe shows com baleias e golfinhos inocentes vivendo em cativeiro
Notícias Animal
Atrás de um grande espetáculo sempre há grandes sacrifícios.
Esta lei se estende também às baleias.
São muitos os animais que passam horas treinando para tentar cumprir um papel que consiga cativar o espectador que só busca satisfazer seus desejos.
Diante do público, os animais realizam rotinas, atividades e muitas vezes interagem com o público para cativá-los ainda mais.
Mas a dura realidade é que eles não estão curtindo uma vida livre sem a pressão de um show e sem seguir as ordens de um treinador.
Uma vez em cativeiro, a meia-vida de um golfinho dificilmente ultrapassa seis anos.
É por isso que ativistas e defensores dos animais trabalham duro para que todos os animais em cativeiro sejam libertados.
Uma longa batalha que vem conquistando vitórias pequenas, mas muito significativas, desta vez contamos uma notícia que certamente o deixará palpitante de felicidade.
A piscina em que são encontrados pela primeira vez carece de todos os estímulos sensoriais de seu habitat natural.
O estado de New South Wales, em Sydney, Austrália, irá cancelar todos os shows de golfinhos em cativeiro para entretenimento.
A medida foi tomada após a preocupação latente sobre a existência de parques e circos de golfinhos na área.
Muitos golfinhos morrem durante o processo de adaptação, sendo separados de suas famílias e ficando em um habitat completamente estranho para eles.
A nova lei deixa claro que golfinhos e baleias não serão importados ou criados para uso comercial.
Uma excelente notícia que deixou ativistas locais e defensores dos animais em todo o mundo com um sorriso permanente.
E como, não, se este é um grande passo para acabar com os padrões duplos oferecidos por muitos parques de diversão onde os animais são os principais protagonistas.
Nos shows os golfinhos parecem ávidos por agradar aos treinadores e prontos para realizar as manobras ordenadas.
A parlamentar do Animal Justice Party, Emma Hurst, defendeu essa lei que acaba com o tratamento injusto que os golfinhos recebiam nesses recintos.
A este respeito, o parlamentar do estado de New South Wales destacou:
“Não nascerão mais golfinhos em uma indústria com piscinas nos quintais, nem serão obrigados a fazer truques de circo. Está escrito: esses animais não nasceram para agir. Eles não existem para nos entreter. Eles merecem uma vida que valha a pena, e o estado de New South Wales reconheceu isso com os novos regulamentos."
Até o momento, apenas um parque de golfinhos permanece aberto em New South Wales, o Dolphin Marine Conservation Park (DMCP) localizado em Coffs Harbour. O recinto abriga três golfinhos: Zippy, Bella e Jet, o trio nasceu em cativeiro.
Um dos maus-tratos: manter os golfinhos com fome garante que eles apresentem bem o show, pois sabem que serão recompensados.
As autoridades do parque anunciaram que não criarão mais golfinhos e se concentrarão na preservação da espécie. Esperançosamente, esta medida é um exemplo para o mundo.
Sem pensar, muitas vezes fazemos parte do show, ignorando tudo que eles sofrem.
Por favor, vamos estar atentos, os animais estão neste mundo para vivê-lo, não para nos entreter.
Não vá a shows de animais.
Compartilhe, juntos somos mais.
***
A Austrália está de parabéns!! Gratidão!
_MárciaSchmian_